Video killed the radio star – Mito ou verdade?

Video killed the radio star – Mito ou verdade?

Por que será que o mercado musical foi TÃO afetado pela tecnologia? Será que a famosa frase “Video matou a estrela de radio” pode ser levada em conta como verdade?

“Ah mas a tecnologia é legal e ajuda todo mundo” – Ahá, aí que está. A tecnologia não é inimiga de nenhum mercado, NENHUM mesmo! Porém, atualmente, vivemos numa sociedade que não sabe como dominar a tecnologia, ela nos dominou e isso se reflete não só nos mercados de capitalização mas dentro de nossas próprias casas.

“Como assim?” – Deixa o tio aqui explicar.

Quando lançam alguma música, um cd, ou algo assim, você costuma comprar o cd original? Não. Você baixa, legalmente ou ilegalmente. Raramente as pessoas hoje em dia compram cds. Por que isso? Porque vivemos num mundo onde o “estatico” não nos satisfaz mais. Queremos inovação, queremos movimento, queremos videoclipes, queremos aplicativos no celular com o nosso cd favorito e por ai vai.

Isso se refletiu MUITO em quesitos de generos musicais tambem. Não queremos algo que é bom e ja ouvimos. Queremos inovação, queremos algo novo, uma música que ninguém nunca ouviu, um conceito nunca antes pensado, porque hoje em dia, tudo é muito descartavel. Por que? Porque a tecnologia nos deu acesso a isso. Nós, através da tecnologia, ja vimos todos os videoclipes, ouvimos todos os tipos de música e interagimos de toda a maneira possivel com músicas e artistas do mundo todo.

Antigamente, um debut no lugar #1 das paradas era com números altissimos. Hoje em dia esse numero foi reduzido, devido a falta de interesse. Por que o novo álbum visual da Beyoncé vendeu e mudou tanto essa rotina?

Vamos analisar :

1) O álbum INTEIRO foi composto de videoclipes, um para cada faixa, algo nunca visto antes (ou esquecido pelo tempo rs)

2) Ela não anunciou a data de lançamento. Ai quando viram que havia sido lançado, os fãs piraram. Também é algo que nunca foi visto antes (ou, novamente, esquecido pelo tempo. NÃO ME JULGUEM, EU ESTOU DANDO MINHA OPINIÃO APENAS OK)

3) A bixa fecha e a bixa é bonita (as gays vão entender o bordão)

- Ponto. São “inovações”. Beyoncé se aproveitou da tecnologia ao favor dela, coisa que poucos fazem hoje em dia.

tumblr_manpwseioH1qgkqyco1_400

Adore Delano é uma artista que eu gosto muito e também fez muito sucesso. Sabem o que ela é? Uma drag queen. Mas perai, o que isso tem a ver com a tecnologia?

tumblr_nd6jkyM3Ko1u0b367o1_500

Vamos por partes:

1) A bixa fecha (mentira). Ela canta bem como homem, tem uma voz agradavel e realmente sabe cantar, mas é “mais um homem que canta bem”

tumblr_nd6k47S8Qn1u0b367o1_500

2) Ela faz música pop. Todo mundo faz música pop hoje em dia praticamente.

tumblr_nd8z8w9AcZ1s9k5t1o1_500

3) O que diferenciou ela? Ela se vestiu de mulher, ja que era “mais um homem que canta bem” e resolveu ser “uma drag queen que canta bem”.

Uma drag queen, que canta bem, nas paradas mais famosas do mundo? Aonde vimos isso? Quando vimos isso? RuPaul canta e é famoso, mas não tem voz boa (RuPaul será PAUta pra outro dia). Isso foi uma inovação. Inovação é o que a tecnologia faz. Logo, tem tudo a ver.

Cantores bons e de vozes agradaveis as vezes lutam pra entrar no mercado musical porque todo mundo ja viu que eles sabem cantar. Mas eles sabem como usar direito um autotune? Cher foi pioneira. Quem não conhece Believe? E ela tem uma voz boa, ela é demais, sou fã, sou bixa velha (não tão velha assim ok) e ela usou a tecnologia ao favor dela. Ela deixou claro o uso do autotune, ficou conhecida por isso, ela mostra que sabe fazer ao vivo e até hoje, mesmo quem não conhece Cher, ja se viu cantando ou conhece Believe. Tecnologia não é a inimiga, meus caros. E se o video matou a estrela de radio, tenho uma pergunta a fazer: do you believe in life after love? <3

tumblr_ndbjl1YaGl1u13nq1o1_500

Beijocas

Uma resposta

  1. Soraya Carnavalli
    | Responder

    Amei!!!!!

Deixe uma resposta