A revolução tecnológica das artes

A revolução tecnológica das artes

Você conhece o The Creators Project?

O the creators Project é “uma celebração global da criatividade, artes e tecnologia. Lançado em 2009 a plataforma apresenta as obras de artistas visionários em várias disciplinas que estão usando a tecnologia para expandir as fronteiras da expressão criativa”. Copiei assim na integra do site porque não achei uma maneira melhor de descrever, essa é simplesmente perfeita!

O projeto, que tem como parceira a Intel, inclui vídeos diário, conteúdo editorial e um canal oficial no YouTube. Conta com a participação de mais de 600 artistas de todo o mundo conectando os mais variados conhecimentos tecnológicos para realizar obras revolucionárias nos ramos das artes plásticas, música, arquitetura, cinema, moda entre outros. Ou seja um banho de referências para todo mundo que anda por aqui. Confira abaixo um exemplo interessante.

Box – Bot & Dolly

A Bot & Dolly é um estúdio que pode ser descrito coloquialmente como um Atelier de Robótica. Dentro de suas dependências, artistas, engenheiros, cineastas e programadores trabalham juntos para combinar equipamentos industriais com softwares customizados para cinema, arquitetura e instalações para entretenimento. A empresa ganhou notoriedade por criar a fantástica ilusão de gravidade zero para o filme vencedor do Oscar Gravidade.

Na obra Box a Bot & Dolly causa espanto ao criar um vídeo gravado diretamente com câmeras sem efeitos especiais de pós-produção usando três robôs industriais e tecnologia avançada de projeção. No vídeo dois robôs manipulam duas telas brancas onde são projetadas imagens tridimensionais enquanto um terceiro robô manipula a câmera que se move constantemente. A impressão é de se estar vendo algo totalmente criado com modelagem 3D. Quem tem um pouco de conhecimento sobre a programação desses simpáticos equipamentos industriais vai ficar impressionado com o sincronismo dos três grandalhões.

O vídeo acaba com a frase de Arthur C. Clark:

“Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da Mágica”

Para os céticos não acharem que é mágica, é possível ver também o Making of do vídeo.

Veja também:

Canal Oficial da Bot & Dolly no YouTube

 

 

Deixe uma resposta