eSport – o mercado dos “joguinhos eletrônicos” cresceu mamãe!

eSport – o mercado dos “joguinhos eletrônicos” cresceu mamãe!

E-Sport é o termo usado para competições de jogos eletrônicos on-line. Os gêneros mais famosos são o FPS (First-Person Shooters) e MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Com competições e eventos enormes como Intel Extreme Masters e a WCG (considerada as Olimpiadas dos jogos eletrônicos), que são transmitidas através de streamin de vídeos on-line, como a Twitch.tv que já atingiu 32 milhões de visualizações simultâneas na final do Campeonato Mundial de League of Legends de 2013.


O eSport está cada vez mais popular no Brasil, com uma quantidade enorme de fãs e de jovens abrindo mão de muitas coisas para se dedicarem à se tornarem jogadores profissionais desse esporte.

Esporte? Sim, esporte! Os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecer os jogadores da liga principal de League of Legends como atletas profissionais. O governo dos Estados Unidos passou a reconhecer a LCS (League Championship Series) como liga esportiva assim como reconhece a NBA, NFL e NHL. Atraindo assim competidores de outros países e facilitando a entrada deles no país, permitindo vistos para que eles trabalhem no país sob esse título.

18

O ano de 2013 foi o grande pico de crescimento do eSport no Brasil, onde muita coisa mudou de diversão para profissão, para alguns jovens brasileiros. “Viver do game” é o sonho de muitos jovens no mundo, mas exige muita habilidade, comprometimento e treino. Assim como em todos os esportes.

O momento mais marcante do cenário competitivo brasileiro de 2013 foi a vitória da Keyd (time brasileiro de League of Legends) encima do time sul-coreano LG IM (Incredible Miracle) na Intel Extreme Masters São Paulo.

O eSport cresce absurdamente em 2014

dopaO ano de 2014 está sendo um prato cheio para os fãns e jogadores de League of Legends. Na China o League of Legends é levado muito a sério e tem inúmeros fãs por todo o país. Chegando ao ponto de alguns restaurantes tabelarem seus preços de acordo com a posição do cliente no jogo, quanto melhor no ranking do país, maior os descontos nas refeições. Esse ano uma empresa chinesa de Streaming, parecida com a Twitch.tv e Azubu.tv premiou o sul-coreano “Dopa” com 80 mil dólares por ter ficado em primeiro lugar na SoloQ Chinesa (Ranking Individual do servidor). Os 10 primeiros colocados receberam premiações e “Dopa” conseguiu a primeira colocação.

Já no Brasil tivemos o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) que teve a sua final no dia 26 de julho no Maracanãzinho, Rio de Janeiro. Com 8 mil pessoas presentes e mais de 100 mil assistindo pela internet o jogo decisivo entre as equipes da KaBuM e CNB, em uma melhor de cinco, valendo o prêmio de R$ 55 mil e a vaga para o “International Wildcard” onde o vencedor representará a América do Sul no Campeonato Mundial de League of Legends.

Campeonato que teve como grande campeã a equipe da KaBuM e-Sports. Que foi inclusive a primeira equipe brasileira a participar da 4° temporada do Mundial de League of Legends realizado em Taipei, Cingapura e Coreia do Sul. Após vencer a PEX Gaming no dia 29 de agosto por 3 a 0 no International Wildcard.

 

Campeonato Mundial de League of Legends 2014: rumo à Coreia do Sul

Para se conhecer a melhor equipe de League of Legends do planeta, o Campeonato Mundial teve participação de 16 equipes do mundo todo em busca do prêmio de US$ 1 milhão, em uma competição com um mês de duração passando por três países asiáticos (Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul).

 

(Curta metragem: Rumo ao Mundial, dividida em 3 partes que foi feita pela Riot Games criadora do League of Legends)

Rumo ao Mundial: O Começo

Rumo ao Mundial: A Próxima Fase

 Rumo ao Mundial: Destino Seul

Os confrontos dos grupos A e B aconteceram em Taipei, capital de Taiwan, de 18 a 21 de setembro. Já os jogos dos grupos C e D aconteceram de 25 a 28 de setembro em Cingapura.

A grande final foi realizada dia 19 de outubro no estádio Sangam em Seul, na Coreia do Sul, palco de três partidas da Copa do Mundo de futebol de 2002.

estádio sangam seul

A Riot Games investiu pesado e uniu forças com a Coca-Cola e a rede Cinemark para transmitir a Final Campeonato Mundial nos cinemas de Dallas, Seattle e Chicago (EUA), com a tecnologia XD, em uma experiência única e fantástica. Final que também foi transmitida pela ESPN 3.

B0Lz5kCCUAIxtOl

A cerimônia de abertura da Grande Final foi algo fantástico, que contou com a participação da banda norte-americana Imagine Dragons, cantando a música Warriors (tema do mundial 2014), entre outras participações.

imagem 1

imagem 2

A final foi disputada entre Samsung White (Coreia do Sul) e Star Horn Royal Club (China). E foi vencida pela Samsung White por 3×1 em uma série melhor de cinco.

ssw

ssw2

 

Classificação Final

1 – Samsung White – US$ 1.000.000

2 – Star Horn Royal Club – US$ 250.000

3/4 – Samsung Galaxy Blue – US$ 150.000

3/4 – OMG – US$ 150.000

5/8 – Team SoloMid – US$ 75.000

5/8 – cloud9 – US$ 75.000

5/8 – Edward Gaming – US$ 75.000

5/8 – NaJin White Shield – US$ 75.000

9/11 – ahq e-Sports Club – US$ 45.000

9/11 – SK Gaming – US$ 45.000

9/11 – Alliance – US$ 45.000

12/13 – fnatic – US$ 35.000

12/13 – LMQ – US$ 35.000

14/16 – Dark Passage – US$ 25.000

14/16 – KaBuM – US$ 25.000

14/16 – Taipei Assassins – US$ 25.000

E o ano de 2014 para o League of Legends está sendo encerrado desta forma. Grandiosa e surpreendente, mostrando para o mundo que está cada vez maior e muito mais profissional a cada ano que passa, proporcionando uma carreira para os jogadores e muito show e entretenimento para os amantes de E-Sport.

Uma resposta

  1. Leandro
    | Responder

    É isso ae eSports só crescendo, muito bom!
    Kiq futuro proplayer, suporte da Kabum

Deixe uma resposta