A importância da reflexão e do autoconhecimento – Por Caique Castro

A importância da reflexão e do autoconhecimento – Por Caique Castro

postado em: Amplie-se | 3

Já faz alguns dias que estou pensando sobre o que escrever em meu primeiro post e acabei sendo designado a escrever sobre mim. Foi ai que a coisa complicou mais ainda. Por que será que é tão difícil falar sobre nós mesmos?

Acredito que isso não aconteça só comigo, e que seja muito comum em pessoas de todas as idades. Porém uma das maneiras mais eficazes de falar sobre si mesmo, é refletindo. Sendo sincero e humilde de admitir nossos defeitos e erros.

A reflexão sempre esteve presente em minha vida como uma forma de autoconhecimento e de construção dos meus ideais. Me tornando uma pessoa melhor de acordo com as minhas crenças sobre o certo e errado.

Em muitos momentos da vida, buscamos refletir sobre as nossas escolhas, atitudes, entre outras coisas. Refletir, nos torna uma pessoa que está no controle de nossas vidas, e que não está vivendo no automático.

É muito importante nos conhecermos, termos metas, sonhos, sabermos qual caminho queremos percorrer, e onde queremos chegar. Pois, ”Para uma pessoa que não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

A reflexão é olhar para dentro de si mesmo, observando seus atos, erros e acertos de acordo com sua visão sobre a vida.

“A vida que não é refletida, não vale a pena ser vivida.” É uma das mais famosas frases de Sócrates, importantíssimo filósofo grego que tinha como  o fundamento da filosofia, á busca pela verdade. Mas sempre pensando que o ser humano nunca vai conseguir conquistar a verdade absoluta.

Por isso, pense, reflita, se questione e saiba sempre que é muito importante se conhecer, ter opiniões e respeitar as opiniões de outras pessoas. Pois, ninguém é dono da verdade. E no fim, “Só sei que nada sei.”

3 Respostas

  1. Matheus Alves
    | Responder

    Muito bom post, realmente a mente humana é cheia de pensamentos que muita das vezes confundem a direção que estamos seguindo, somente refletindo a gente consegue ver se é realmente o que queremos para alcançar os objetivos.

  2. Ju
    | Responder

    ótimo post, tá de parabéns!

  3. Leandro
    | Responder

    Post bacana manoo, me fez refletir sobre minha vida também kkkk

Deixe uma resposta