Briefing Pessoal? O que é isso?

Briefing Pessoal? O que é isso?

Primeiramente Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingí-los.

 

O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas, publicitários e muitos outros. O briefing é a base de um processo de um planejamento.


grafico

 

Existem diversos modelos de briefing…

…mas não existe um modelo pronto, cada agência ou empresa possui o seu próprio e que melhor se adapta com as suas necessidades. Existem alguns itens que são essenciais para compor um bom briefing, como o histórico da empresa, o problema de marketing que está ocorrendo, objetivos, plano de ação, o público alvo que a organização quer atingir, áreas geográficas de interesses e limitações, como prazos e custos.

Mas o que seria o briefing pessoal?

É como um briefing normal, mas, voltado para a sua vida pessoal (ou talvez até a profissional). Já pensou nos passos que você tem que dar para arrumar um bom emprego, uma boa casa, um(a) bom/boa namorado/a, etc…? Montar um “resumo” de todos esses passos poderia te ajudar a dar passos mais curtos e alcançar maiores horizontes.

Digamos que você queira ser um publicitário respeitado.

Primeiramente você vai ter que ter concluído o Ensino Médio. #PartiuFaculdade e faz um curso de Publicidade e Propaganda. Isso é o suficiente pro mercado? Não. Existem cursos, especialidades, trabalhos, um monte de fatores x que te pedem pra levar você até aonde você quer.

Estudar e entender o que o mercado quer, entender a sua posição atual e o que você gostaria de melhorar, pontuar exatamente seus pontos fortes e fracos; e traçar um plano de ação para alcançar seus objetivos. Veja só, fizemos um briefing básico, mas não deixou de ser um “resumo”. Embora tenha sido para a sua vida profissional, não deixa de afetar sua vida pessoal, pois envolve algo que você deseja pessoalmente.

briefing-documentjpg2

 

Você nota uma pessoa muito bonita, aparentemente engraçada, vocês ja conversaram algumas vezes mas não sabe exatamente o que fazer.  Já analisou o que aquela pessoa gosta em termos românticos? Do que ela gosta de ouvir? De presentes que ela gosta de receber? De gostos em comum que você tenha com essa pessoa?

Vamos para a mesma análise: você pontua exatamente o que você quer, pontua aquilo que a pessoa em questão quer, analisa os requisitos que você já possui, os que você pode adquirir e os que ela solicita para ver se batem. Claro que não faremos isso o resto de nossas vidas, mas vocês entendem como algo que parece ser muito confuso pode ser fácil e aplicado diretamente no nosso dia-a-dia?

É comum que o briefing não receba a devida importância. Por falta de tempo e/ou paciência das partes, é comum que não se aborde todos os pontos necessários em um bom briefing, pulando logo para a última parte, que são os detalhes técnicos de um projeto. Pode-se ter a impressão de que se esteja ganhando tempo mas, no longo prazo, é totalmente o contrário. O briefing bem feito antecipa problemas e expectativas.

É no briefing que se entende o objetivo de um projeto, e o objetivo é fundamental para entender o porquê daquele trabalho, e se a solução inicialmente imaginada irá gerar o resultado desejado. Isso não precisa ser necessariamente limitado à nossas vidas profissionais.

Deixe uma resposta